sexta-feira, 5 de junho de 2015

MASTITE

Mastite
Vamos falar um pouco deste problema que nos faz muitas vezes desistir de amamentar por falta de informações adequadas,falta de ajuda de um profissional.
Temos a mastite e o ingurgitamento mamário que são duas patologias diferentes assim como o tratamento e o diagnóstico.

A mastite é uma inflamação da mama que provoca o surgimento de sintomas como dor, inchaço ou vermelhidão na mama na maioria das vezes, a mastite surge em mulheres que estão amamentando, devido ao entupimento dos canais por onde passa o leite, mas também pode acontecer em qualquer fase da vida da mulher devido à entrada de bactérias na mama, através de feridas no mamilo ou piercings, por exemplo.A mastite tem cura e o seu tratamento deve ser iniciado o mais cedo possível para evitar o desenvolvimento de bactérias no tecido inflamado, provocando uma infecção e piora dos sintomas.
Sintomas de mastite
Os sintomas iniciais de mastite são semelhantes ao de uma gripe e, por isso, a mulher pode sentir cansaço com excesso, calafrios e mal estar geral. No entanto, outros sintomas incluem como:
  • Dor na mama afetada;
  • Inchaço da mama afetada;
  • Vermelhidão do local afetado;Surgimento de caroço junto do local dolorido;
Ingurgitamento mamário
Se o problema persistir, sentir o peito demasiado cheio ou tiver dores depois dos primeiros 7-10 dias, o ingurgitamento pode tornar-se patológico devido à tiragem insuficiente de leite do peito.
O posicionamento incorreto é por norma a causa dos ductos bloqueados, o que leva posteriormente ao ingurgitamento.
A mama ficará mais sensível, talvez apenas numa área específica e esta pode ficar vermelha.
Mudar de posição para amamentar pode ajudar, assim como massajar a área afectada antes e, por vezes, durante a amamentação.
A amamentação frequente irá garantir a continuidade do fluxo de leite, no entanto, certifique-se de que o bebé está a agarrar bem a mama, aconselhando-se junto de um profissional de saúde.Se o leite não for retirado, continuará dentro da mama e serão libertados sinais químicos que irão diminuir a produção de leite. 
O ingurgitamento prolongado e contínuo leva a uma diminuição da produção de leite e, possivelmente, a uma mastite. 

bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário