sexta-feira, 5 de junho de 2015

COMO TRATAR A FLEBITE SUPERFICIAL

FLEBITE

flebite também conhecida como tromboflebite superficial está associada à formação de um coágulo de sangue no interior de uma veia localizada junto à pele. Também se poderá verificar uma infecção na veia. A flebite pode surgir numa veia da perna ou do braço. Com o devido tratamento, este problema desaparece, em princípio, no espaço de 2 a 3 semanas.

Causas da flebite nas pernas e nos braços

flebite pode ser provocada por uma infecção ou por uma lesão numa veia. Outras causas poderão estar associadas ao facto de a pessoa não se LOCOMOVER poe exemplo após uma cirurgia ou uma prolongada permanência na cama,restrita ao leito. Poderá vir a sofrer de flebite se tiver de ser engessado(a), situação que poderá favorecer a acumulação de sangue. Fumar e tomar contraceptivos orais também pode originar a formação de coágulos. O consumo de drogas de rua injectáveis pode provocar lesões na parede da veia e originar uma tromboflebite. Outras causas podem estar relacionadas com veias varicosas, uma gravidez ou uma irritação resultante da introdução de um catéter na veia.

Estudo ultra-som Doppler

Trata-se de um exame indolor que recorre ao uso de ondas sonoras para transmitir imagens das veias num ecrã semelhante ao de um televisor. Um estudo ultra-som Doppler também pode ser designado por duplex scan. O médico procura sinais de coágulos nas veias junto à zona dolorosa e vermelha. Também é possível ouvir o fluxo de sangue durante este exame.

Tratamento

Poderá ter de repousar e levantar o membro afectado. Poderão receitar-lhe medicamentos para as dores ou para o inchaço. Também poderá necessitar de antibióticos para tratar determinada infecção. Poderá ter de usar meias elásticas. Geralmente não é necessário hospitalização.

Opções de tratamento: O seu tratamento poderá ser alterado se a tromboflebite não desaparecer. Tal é, frequentemente, decidido após a realização de exames. Poderá ter de fazer os seguintes tratamentos, isoladamente ou em conjunto.
Calor: Poderá usar o calor para diminuir a dor ou o inchaço. O calor atrai sangue para o local da lesão e ajuda a acelerar a cura. Utilize uma envolvente de aquecimento (ligada no mínimo) ou uma botija de água quente. Faça isto durante 15 a 20 minutos por hora, enquanto necessitar. Não adormeça sobre a envolvente de aquecimento ou a bácia de água quente(morna).
COMO PREVENIR 
Meias de descanso: Estas meias elásticas apertadas evitam a acumulação de sangue nas pernas, bem como a formação de coágulos.

Fotos de pernas e pés com flefite:

Resultado de imagem para flebite no braço tratamento
Antes e dep


Cabe ao enfermeiro avaliar     *Cabe ao enfermeiro avaliar criteriosamente os riscos para a flebite de seus pacientes, devendo informá-los e protegê-los quanto ao risco. Informar e orientar a toda sua equipe quanto a essas complicações e propor cuidados necessários. Por isso, se faz extremamente necessário que o enfermeiro alie conhecimentos teóricos a habilidades técnicas. Contudo, o desenvolvimento de mais estudos científicos sobre essa temática é imprescindível, para que assim possamos ampliar os conhecimentos existentes para a prevenção e cuidados diante das complicações intravenosas, como a flebite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário