sábado, 27 de junho de 2015

QUAL O TIPO DO SEU MAMILO?



Qual é o tipo do seu mamilo?

Provavelmente, você nunca tinha reparado como são os seus mamilos... Até engravidar! Pois saiba que existe mais de um “modelo” – e isso faz diferença na hora de amamentar.

Responda rápido: você sabe qual o tipo do seu mamilo? Se ficou em dúvida, relaxe, a maioria das mulheres precisa conferir por baixo da blusa antes de responder à pergunta. E ainda assim não tem certeza da resposta, porque, até chegar a hora da amamentação, o detalhe passa despercebido. “A verdade é que cerca de 90% das mulheres possuem o mamilo normal, também chamado de protruso”, diz o pediatra Luciano Borges Santiago, presidente do departamento de aleitamento materno da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Esse tipo tem a forma ideal para amamentar, pois o bico fica em relevo em relação à aréola (círculo de coloração mais escura ao redor do mamilo) e enrijece durante a amamentação, facilitando a pega do bebê. Em algumas mães, ele é mais comprido, em outras, curto. Também pode ser estreito ou largo.
O restante das mulheres, no entanto, apresenta um mamilo plano ou invertido. No primeiro caso, como sugere o nome, ele não se sobressai da aréola. E o último encontra-se virado para dentro, como se fosse o umbigo. Existe ainda o pseudoinvertido, ou seja, parece invertido, mas se projeta para fora ao ser estimulado (com o toque ou o frio, por exemplo). Os tipos plano ou invertido podem apresentar alguma dificuldade para a mãe amamentar, já que o mamilo, ao tocar o céu da boca do bebê, facilita a sucção. “Mas ainda assim eles não são um limitador, desde que a criança aprenda a fazer a pega corretamente”, diz Santiago. Ela tem de aprender a abocanhar não apenas o bico, mas também boa parte da aréola. A boquinha deve estar bem aberta, com o lábio inferior voltado para fora e o queixo encostado na mãe. “Se o mamilo for invertido, de fato, vai dar mais trabalho ao bebê.
Ainda está em dúvida sobre o seu tipo?
 Faça um teste simples: usando o dedo indicador e o polegar, crie um “C” com a mão e aperte a aréola. Se o mamilo se projetar para fora, é normal ou pseudo invertido. Se não acontecer nada, é plano. Caso se vir e para dentro, é invertido. Nesses dois últimos exemplos, seu obstetra pode sugerir, a partir do sexto mês de gestação, o uso de algum acessório, como conchas preparatórias e corretores de mamilo, ou exercícios para facilitar que o bico do seio se forme. O mais conhecido deles é a manobra de Hoffman, que consiste em puxar simultaneamente a pele das aréolas com os polegares para os lados (um para o lado direito e o outro para o esquerdo) e depois para cima e para baixo várias vezes ao dia. Mas tudo isso se o seu médico julgar mesmo necessário nas consultas de pré-natal, pois as mudanças hormonais que acontecem durante os nove meses já preparamos mamilos para o aleitamento. “Eles ficam mais protuberantes, espessos e escuros para proteger os seios de fissuras”.

Identifique o seu mamilo

Normal ou protruso
Com bico proeminente, fica rígido quando estimulado. Se for muito largo, o bebê pode fazer a pega de maneira errada, sugando apenas o mamilo – o que pode causar fissuras. Caso isso aconteça, vale dar de mamar em mais de uma posição, para evitar que a criança toque a fissura toda vez, ou ordenhar o leite e oferecê-lo em um copinho.

Plano
Não é nem “para fora” nem “para dentro”. Se for o seu tipo, use conchas preparatórias para formar o bico desde a gestação. Ou, antes de amamentar, “pince” a aréola com os dedos. As duas coisas vão ajudar a formar um mamilo. Atenção: se a mama estiver muito cheia, ela parece plana. Ordenhe um pouco o leite que o mamilo “aparece”.


Invertido ou pseudoinvertido
Também chamado de umbilicado, é voltado para dentro. O bico pode ser “extraído” aos poucos com as mesmas técnicas usadas no caso dos planos. É o que gera mais obstáculos para amamentar, já que o leite não sai com facilidade. O pseudoinvertido tem a mesma aparência. Mas ao ser estimulado, fica proeminente e, assim, o bebê mama sem problemas.

Bico normal, plano, comprido ou invertido?

Amametação - Bico normal, plano, comprido ou invertido?



Acessórios úteis
Conchas: são formadas por duas partes redondas feitas de plástico rígido, colocadas embaixo do sutiã. A que fica em contato com o seio tem um furo para encaixar o mamilo e pressioná-lo para fora. Já a que se fixa sobre essa tem espaço para, no pós-parto, coletar o excesso de leite (que deve ser descartado) e furos de ventilação. As conchas ajudam a corrigir o mamilo invertido ou plano desde a gravidez e têm de ser lavadas e fervidas diariamente. Use-as o quanto quiser, mas retire-as para dormir.
Corretor de mamilo: funciona como uma bomba que “suga” o mamilo. Pode ser usado todos os dias por baixo do sutiã, por até duas horas.
Bicos de silicone: deve ser usado durante a amamentação, caso os seios tenham fissuras dolorida sou o bebê não consiga sugar. Mas eles devem ser sua última alternativa, uma vez que a criança pode confundir os bicos e recusar o da mãe depois.

Cuidados para evitar rachaduras durante a amamo:

  • Procure manter os mamilos aerados sempre que possível
  • Mantenha o sutiã sempre seco
  • Tente tomar sol entre as 9h e 10h da manhã nos mamilos por 5 minutos
  • Espalhe uma gota de leite no bico ao final de cada mamada
  • Não limpe com óleo, água boricada ou pomadas
  • Não lave o mamilo com frequência, a água pode retirar a proteção natural da pele.
  • Após a mamada, tire o bebê do peito com cuidado, se ele estiver dormindo e você puxá-lo, o pequeno poderá morder o mamilo por reflexo.
  • Evite usar cremes e sabonetes sobre o mamilo. "A mãe pode até usar algum creme, geralmente, à base de semente de uva, para evitar estrias na mama. Porém nunca na aréola."
Evite Rachaduras durante a amamentação Discos Térmicos NUK

Concha de amamentação NUK

Se a fissura já apareceu o ideal é que a mãe continue amamentando, passe o próprio colostro na aréola, pois tem uma ação bactericida e hidratante e manter os mamilos secos é fundamental para a boa cicatrização, também é indicado o uso de conchas de silicone sob o sutiã, as conchas evitam o atrito com o tecido do sutiã (elas devem ter a base de silicone para não machucar e furos para garantir a ventilação dos mamilos). Banhos de Sol de 10 a 15 minutos, das 7 às 10 horas e após as 15 horas, são indicados tanto para prevenir como para tratar as fissuras.






BJS!



terça-feira, 23 de junho de 2015

DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL




OBSERVE ABAIXO;ESTES SÃO OS PONTOS QUE MEXEMOS EM UMA DRENAGEM COM ISSO ESTIMULANDO NOSSA CIRCULAÇÃO.            



                                   




NA GESTANTE E NO IDOSO ESTA DRENAGEM VAI FUNCIONAR COMO RELAXANTE.

Resultado de imagem para drenagem manual na barriga



BOM DIA



domingo, 21 de junho de 2015

AMAMENTAÇÃO



AMAMENTAÇÃO

Resultado de imagem para leite maternoResultado de imagem para leite materno



É conveniente evitar o leite de vaca no primeiro ano de vida, devido a um maior risco de desenvolvimento de alergia alimentar. A alergia alimentar ou alergia à proteína heteróloga pode ser desenvolvida a qualquer proteína introduzida na dieta habitual da criança. A mais freqüente é em relação à proteína do leite de vaca, pelo seu alto poder alergênico e pela precocidade de uso por crianças não amamentadas ou em aleitamento misto (leite materno e outro leite). O desenvolvimento da alergia alimentar depende de diversos fatores, incluindo a hereditariedade, a exposição às proteínas alergênicas da dieta, a quantidade ingerida, a frequência e a idade da criança exposta.
O que mais diferencia o leite de vaca do leite materno (LM) é o tipo e a quantidade de proteínas: o leite de vaca possui três vezes mais proteína que o LM, sobrecarregando os rins quando consumido em alta quantidade, aumentando a excreção de cálcio pela urina e causando mais cólica. O leite de vaca possui ainda uma proteína potencialmente alergênica, a betalactoglobulina.



                                                                                                                                                    BJS