terça-feira, 26 de maio de 2015

COMO TIRAR AS MAMADAS DA MADRUGADA


MAMADAS.
Eu demorei bastante para tirar a mamada da madrugada de Catarina. A grande verdade é que eu não fazia muita questão de que ela dormisse a noite inteira sem mamar nos primeiros meses (claro que seria um sonho dormir horas sem acordar, mas eu tinha um bom motivo para pensar dessa forma: o sucesso da amamentação). Acredito que dificilmente eu teria amamentado minha filha até os nove meses de vida sem a mamada noturna – como já contei aqui no blog, eu tive pouco leite, e tenho quase certeza de que a quantidade produzida só não era ainda menor porque a pequena acordava para mamar.
mamada madrugada
Mesmo depois do desmame (do peito), Catarina continuou a acordar por volta das 5 horas da manhã e eu dava a mamadeira. Às vezes ela voltava a dormir rapidamente, outras ficava acordada (e essas fases foram difíceis demais! Se você está passando por isso com seu bebê, dei uma dica nesse post que pode ajudar). Até que por volta do seu primeiro aniversário eu resolvi que ela não tomaria mais leite no meio da noite, na tentativa de que ela deixasse de me chamar (o que não aconteceu! Ela parou de mamar, mas mesmo assim acordou até um ano e meio praticamente todas as noites! Para que vocês vejam que existem mil motivos além da amamentação para que o filhote não durma uma noite inteira).
O desmame noturno não foi muito sofrido por aqui (o que não quer dizer que tenha sido rápido). Foi mais ou menos assim: eu tentei por alguns dias, acabei voltando atrás, e mudei algumas coisas na rotina da pequena para a segunda tentativa. E se vocês me perguntarem qual foi o fator que determinou o sucesso da jornada, eu diria que foi todo um conjunto. Foram várias dicas que, juntas, fizeram com que Catarina aceitasse a voltar a dormir sem o “leitinho”. A seguir, eu as compartilho com vocês:
– Reforce a alimentação diurna. Quando o bebê mama à noite, naturalmente ele ingere menos calorias durante o dia. Isso é um ciclo vicioso, porque faz com que ele sinta fome durante a madrugada. Para tirar a mamada noturna é importante que você se certifique de que o bebê está bem alimentado – assim, ficará mais tranquila quando ele solicitar o leite e você não der. Mas então como quebrar essa sequência? Uma boa opção é diluir a mamadeira que ele toma quando acorda, por algumas semanas. Você vai colocando cada vez mais água e menos leite – dessa forma, o bebê continua mamando o mesmo volume de líquido, mas ingerindo uma quantidade menor de calorias à noite (o que fará com que ele coma melhor durante o dia).
– Peça ajuda para o desmame noturno. Quando é a mãe quem vai ao quarto do bebê durante a madrugada, é natural que sua insistência pelo leite seja maior (afinal, ele faz a associação mamãe-mamar – até mesmo pelo cheiro, no caso dos bebês que mamam no peito). Por isso, quando decidir cortar a mamada da noite, peça que outra pessoa atenda o bebê (olha que ajuda grande o pai pode dar nesse momento!).
– Chupeta: se seu bebê faz uso do objeto, tente fazer com que ele volte a dormir acalmando-o com ela, e acariciando sua cabecinha. Normalmente os pequenos reclamam nas primeiras noites, mas, se estiverem bem alimentados, acabam pegando no sono.
– Naninha: para os menores, pode ser apenas um paninho de boca; para os maiores, um bichinho de pano. Ter um objeto que dê segurança ao bebê ajuda na retirada da mamada noturna, porque ele consegue se acalmar mais facilmente sem o peito ou a mamadeira.
– Tente fazer o bebê relaxar ao máximo antes de dormir: dê um banho gostoso, faça uma massagem, mantenha a rotina. Isso pode fazer com que naturalmente seu filho deixe de acordar durante a noite, o que acaba com a mamada da madrugada.
– Aceite o ritmo da criança: eu acredito muito que todo processo com os filhos é mais fácil quando eles estão preparados para o desafio. Por mais desgastante que seja acordar para amamentar um bebê de 2 ou 3 meses, é muito provável que não seja o momento ideal para a retirada da mamada noturna (são poucos os bebês dessa idade que dormem uma noite inteira! Acredite: nem sempre o que você ouve de outras mães por aí – que o filho dorme super bem, que “praticamente” não acorda – é verdade. Então não queira comparar!).
– Deixar a mamada noturna não significa desmamar o bebê. O bebê é capaz de diferenciar a rotina do dia e da noite – por isso você não precisa desmamar o bebê por completo para que ele deixe de solicitar a mamada da madrugada. Lembre-se de que a recomendação da OMS é o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade, e o peito até dois anos – ou seja, seu filho só tem a ganhar se continuar no peito durante o dia (porque amamentar nutre não só com leite, mas também com amor – além de ser uma excelente fonte de anticorpos!).
E você, já conseguiu tirar a mamada da madrugada? Deixe sua dica aqui, para ajudar as mães que chegarem!

UMA HISTORIA PARA AS MAES RELAXAR.


COISA DE MÃE.


Então chega um dia, ou melhor, uma noite que acordar de noite para dar o peito fica chato, cansativo, estressante... Chegou a hora de desmamar durante a noite?
Eu estava cansanda. Nesse fim/começo de ano o Pietro voltou a mamar como se fosse RN. Mamava o tempo todo de dia e de noite! Como o Pietro dorme comigo eu não olho a hora que ele pede para mamar de noite, nem quando para de mamar. Muitas vezes nem sei quantas vezes mamou durante a madrugada. Mas comecei a ficar incomodada quando percebi uma noite em que ele passou a noite toda no peito! Sim, toda! Se o peito saisse da boca ele chorava! Pensei em chupeta, gelol, berço, mamadeira e por vezes em uma ilha deserta! Minhas costas doiam, e eu já não encontrava mais posição para ele mamar e eu conseguir dormir ao mesmo tempo! Comecei a pensar em desmame noturno.
Cheguei a acompanhar em uma lista de discussão sobre filhos a história de algumas mães que tiveram sucesso no desmame noturno de seus bebês. Esse link foi indicado por uma mãe. Adorei a forma com que ele propõe o desmame. Mas fiquei adiando ero dele! Meu coração se partiu em 1000 pedaços enquanto meus peitos se encheram de leite durante a noite!por uma ou outra razão inventada mais pelo coração do que pela cabeça! Até que lendo com mais calma percebi esses dizeres escritos em vermelho:
"Se, em qualquer ponto esse plano parece “errado” para você, pare, espere alguns meses e comece de novo mais tarde. Não vá contra seus instintos que estão te dizendo que isso não é a coisa certa a se fazer para ajudar seu bebê a dormir. Seus instintos são melhores que qualquer programa de modificação de sono jamais escrito no mundo. "
Eu não havia nem começado, mas o Pietro me parecia muito bebê ainda! Ele não andava e não falava ainda e ele é tão miudinho... Resolvi adiar para quando ele começasse a andar.
Aconteceu que de sexta para sábado eu tive que passar a noite fora. Dezenas de recomendações dadas para o pai. Imaginei o Pietro chorando aos berros! Imaginei aquele chorinho de desesp
Quando cheguei em casa, a noticia de que ele havia ido dormir as 23 horas no colo do pai e sem chorar, de que ele havia acordado 4:30 e foi ninado no colo por menos de cinco minutos e voltou a dormir e depois acordou somente as 7:15, voltando a dormir em seguida e acordado definitivamente as 8:45 me fez voltar a pensar em desmame noturno!!! Meu filho não precisava mais mamar durante a noite! Ele podia dormir a noite toda e se acordasse poderia ser ninado por pouco tempo até voltar a dormir!
Colocado isso na cabeça, na noite seguite ele dormiu as 22 horas no carro e foi levado para a cama sem acordar! Quando fui deitar o esquema todo estava montado: caso ele acordasse o pai iria niná-lo como na noite anterior. Assim que deitei pareceu que ele sentiu meu cheiro e logo se virou para perto de mim. Em menos de uma hora ele pediu para mamar. O pai ouviu e veio pegá-lo. O Pietro chorou tão desesperado olhando para mim que tudo o que senti naquela noite longe dele veio à tona! Eu estava lhe negando uma coisa que eu tinha ali na frente dele, disponível, sobrando e que era dele!!! Doeu! E eu desisti de tudo...
Ele mamou 4 vezes até a hora que acordou, 10 horas da manhã! E eu não liguei nem um pouquinho!!!
Desmame noturno? Eu ainda não estou preparada para o meu desmame! Eu ainda preciso do meu filho mamando!!!
PESA AJUDA A UM PROFISSIONAL DA SAÚDE QUALIFICADO QUE VAI SABER LHE AUXILIAR,ESSE PROCESSO PODE SER DEMORADO E CANSATIVO. MAIS VAI SER MUITO PRAZEROSO PRAZEROSO DESDE QUE SEJA REALIZADO DA FORMA CORRETA.

sábado, 23 de maio de 2015


VAMOS FALAR UM POUCO SOBRE OS CUIDADOS COM O RECÉM NASCIDO.
A ROTINA DO RN EM CASA INSPIRA CUIDADOS ESPECIAIS.VAMOS OBSERVAR EM SEGUIDA;
MANTENHA O AMBIENTE EM HARMONIA,COLOQUE UMA MUSICA SUAVE CLARO CUIDAR DO SEU BEBE É UM MOMENTO MUITO ESPECIAL.

  • RETIRE OS ADEREÇOS COMO:ANEL,PULSEIRAS,RELÓGIOS,LAVE AS MÃOS E 
  • ANTEBRAÇOS ANTES DE COLOCAR O BEBE NO COLO.
  • SEPARE O MATERIAL:ROUPAS,TOALHAS,FRALDAS,SABONETE,ALGODÃO,COTONETES,ÁLCOOL A 70%,ETC.

MOMENTO DO BANHO
  • MELHOR HORÁRIO 11:00HS AS 14:00HS
  • MELHOR LOCAL;AMBIENTE NÃO ABAFADO COM CIRCULAÇÃO DE AR ,AMBIENTE AREJADO.
  • MELHOR SABONETE;NEUTRO,LIQUIDO,PRÓPRIO PARA RECÉM NASCIDO.
  • USE ÁGUA COM TEMPERATURA IDEAL DE ACORDO COM O TEMPO.
  • NÃO USE TERMÔMETRO DE MERCÚRIO POR CONTA DO RISCO DE INTOXICAÇÃO USE TERMÔMETRO DIGITAL POR SEGURANÇA.
  • INICIAR O BANHO COM A LIMPEZA DO ROSTO E DEPOIS O CORPO E MEMBROS FINALIZANDO PELA LIMPEZA DA CABEÇA,SECAR PRIMEIRO A CABEÇA COM TOALHA FRALDA.ATENÇÃO ESPECIAL PARA OUVIDOS E DOBRINHAS.
  • PARA SECAR O PAVILHÃO EXTERNO DO OUVIDO USE A TOALHA FRALDA,NUNCA O COTONETE. 

CURATIVO DO COTO UMBILICAL

  • QUANDO FAZER:APOS O BANHO E A CADA TROCA DE FRALDAS DIA.
  • QUANTAS VEZES: MÍNIMO DE 6X POR DIA
  • COMO FAZER:COTONETE EMBEBIDO DE ÁLCOOL 70% LIMPAR NO SENTIDO DA BASE PARA CIMA,ATÉ RETIRAR O COTONETE LIMPO.
  • NO CADO DE MENINA SEMPRE PROTEGER O ÓRGÃO GENITAL.
HIGIENE INTIMA
  • REMOVER TODO O RESÍDUO DE FEZES E URINA COM BASTANTE ÁGUA
  • NA MENINA:FAZER A LIMPEZA NO SENTIDO DA VAGINA PARA O ÂNUS
  • NO MENINO:A PELE DO PREPÚCIO DEVE SER TRACIONADA COM DELICADEZA,SEM FORÇAR
  • ENXAGUAR BEM,SECAR COM TOALHA FRALDA
  • UTILIZAR SABONETE UMA VEZ AO DIA
COMO PREVENIR ASSADURA
  • TROCAR A FRALDA SEMPRE QUE ESTIVER SUJA
  • FAZER HIGIENE ÍNTIMA ADEQUADA A SECAR BEM COM TECIDO DE ALGODÃO
A COLOCAÇÃO DE BRINCOS
  • O ATO DE FURAR AS ORELHAS É UM MOMENTO MUITO ESPECIAL
  • O IDEAL É COLOCAR UMA MUSICA SÚAVE
  • O IDEAL COM UM PROFISSIONAL QUE TENHA MUITA EXPERIÊNCIA
  • A SAUDADE DO COLO DA MÃE FAZ COM QUE ELE CHORE
  • AO TERMINAR DE COLOCAR O BRINCO COLOQUE O RN PARA MAMAR
  • SÓ UTILIZE  BRINCOS  DE OURO.


BJS.




BOM DIA !!

quinta-feira, 14 de maio de 2015



Boa tarde 
-Vamos falar um pouco dos benefícius da drenagem linfática no drenagem linfática no pós operatório.
-Estimula a circulação venosa linfática.
-Alívio de tensão e redução de dores musculares.Ativa o sistema vegetativo o sistema vegetativo,aumenta a sensação de relaxamento ajudando a combater o stresse.
-Proporciona regeneração e aumenta a imunidade do organismo,uma vez que aumenta a eliminação de toxina e estimula a produção de linfócitos pelos gânglios linfático.
Boa tarde Beth
Você conseguiu entrar no blog?

sexta-feira, 8 de maio de 2015



Boa noite,
Vamos falar um pouco da importância da drenagem linfática no pós parto(cesárea).como ela funciona.
Ela tem o objetivo da remoção de acúmulo de fluído, acumulo de líquido em todo o corpo em especial nos MMII,a drenagem linfática é muito importante pré e pós-operatório.No pós operatório,a drenagem linfática ajuda eliminar o edema ao mesmo tempo acalma o paciente principalmente após um procedimento cirúrgico o edema de fluidos nos tecidos extras vasculares e portanto, fora do sangue e dos vasos linfáticos,o acumulo pode ser intracelular(no interior das células) ou tecido intersticial (entre as células) e estar localizado em uma regão ou espalhado sistematicamente pelo corpo.As causas variam;quando fazemos uma drenagem no pós operatório a técnica é um deslizamento superficial em particular ajuda drenar a linfa,empurrando manualmente o fluido dos vasos superficiais para os vasos profundos,além disso,o fluído é bombeado para a frente por contrações dos vasos linfáticos;as contrações ocorrem como uma ação reflexa às manobras de massagem. 
A maioria das pessoas fica perplexas ao ver as celebridades que,apos o parto,voltam em pouco meses ao seu corpo que tinham antes da gravidez!!Como isso é possível?É claro que alem de uma massagem manual no pós operatório precisamos de uma dieta balanceada,exercício físicos regulares,para reduzir a retenção de liquido em um determinado período após o nascimento do filhote,como não podemos realizar atividades físicas pesadas,podemos fazer uma combinação de sessões diária de três vezes por semanas......





08/05/2015   
                                                                                   Beijos.

Bom dia

Dicas de amamentação;
O momento da amamentação é único e merece uma preparação especial.Para isso exitem algumas técnicas que ajudam a mãe a achar a posição correta para acomodar a bebê com isso facilitando a pega.(chama-se pega o contato da boca do bebê com  a mama da mãe) É uma boa pega depende da posição do corpo do bebê em relação ao corpo da mãe.
Vamos começar a amamentação:
  • Escolhendo um local e acento confortável para sentar,com apoio para as costas sem ficar muito inclinada.
  • Apoie os pés no puff,a fim de que a parte superior das pernas fique reta e você não tenha que forçar os músculos para manter o bebê na altura do tórax vindo para a mama e não ao contrario.
  • Utilizar almofada para amamentação ou almofadas comuns e travesseiros para não sobrecarregar seus braços com o peso do seu bebê.
  • Relaxe os ombros, afastando-os o máximo possível das orelhas.






                                Beijos até mais tarde!!

sábado, 2 de maio de 2015



    Dicas de como armazenar o Leite Materno Cru para uso de seu próprio RN;
    O leite materno cru tem validade de 12 horas mantido em um vasilhame estéril de vidro com tampa de borracha do tipo o vidro de maionese tradicional,apos a ordenha manual a indicada pelo Ministério da Saúde colocar este pote na porta da geladeira em quantidade adequada para um suplemento porque? uma vez este leite aquecido não todo consumido não pode ser mais utilizado,o aquecimento deve ser realizado em banho maria o frasco com o leite deve estar com a tampa entre aberta tendo cuidado sempre para não virar e assim contaminar.
    O Leite Materno é um alimento completo.  









                                                                Boa noite

Boa tarde Beth
Você conseguiu abrir o blogs?por favor